"O sorriso é o idioma do amor universal e é um elemento de aproximação entre as pessoas. Antes mesmo das palavras serem pronunciadas, o sorriso estabelece o elo para a comunicação começar, por que qualquer um entende o seu significado".
Mas eu disse que é um ótimo começo, mas sorrir só não basta.
Todo mundo já sabe, mas não custa repetir:
Em qualquer comércio, o "bom atendimento" é o único caminho para o sucesso e perenidade das empresas.
Todo mundo já sabe, mas quantos adotam e praticam o bom atendimento?
Você percebe quando é mal atendido e até reclama, mas como está o seu atendimento e o da sua empresa?
Para muitos, o bom atendimento é só ser educado e sorrir para o cliente, mas com certeza não é só isso.
Um pouco do bom atendimento é:
. Cumprir o que prometer
. Resolver o problema
. Retornar a ligação
. Prestar serviços de qualidade
. Falar a verdade em qualquer situação
. Prestar informações precisas
. Valorizar o tempo do cliente
Mesmo tratando do lógico, muitos empresários ainda continuam cometendo o erro de manter e investir as melhores verbas para o departamento de Marketing, esquecendo de acompanhar as atitudes de seus colaboradores no dia a dia da empresa.
É o ideal, uma empresa manter um departamento de Marketing e de Treinamento. Se não for possível, mantenha o departamento de Treinamento.
Se você manter só o departamento de Marketing, corre um sério risco de praticar o Marketing Negativo, onde a empresa tenta vender uma imagem de uma empresa perfeita, e quando os clientes convencidos pelo MKT da empresa, procura os serviços da empresa, se depara com um mau atendimento e pessoal despreparado.
Isso é o temível MKT Negativo.
Tenho como costume sempre fazer analogia com a nossa vida pessoal, para ilustrar e entender melhor o que quero dizer.
Neste caso, a paquera pelo face ilustra bem, onde as pessoas trocam seus atributos físicos, tentando "vender" uma imagem que não possui (ele, moreno, alto, olhos verdes, corpo definido; ela, loira, olhos verdes, corpo escultural), e quando se encontram, existe uma decepção mútua.
Marketing Negativo é exatamente isso, quando você diz que é isso (bom) e na verdade é aquilo (ruim).
Não devemos esquecer que o principal investimento deve ser sempre na capacitação e treinamento e desenvolvimento das pessoas.
O que difere sua empresa de sua concorrente, não é os produtos e serviços que você vende, e sim como e quem o atende.
Esse é o MKT desejado, o sonho de consumo de todos os empresários.
Para garantir um atendimento de excelência, é preciso investir no ser humano, aprimorando e treinando suas posturas.
Veja se sua empresa está preparada para atender bem:
. Logo ao chegar, o cliente encontra a fachada e o estacionamento limpo?
. Ao adentrar, o cliente encontra um ambiente claro, limpo e bem organizado?
. É atendido prontamente, com um belo sorriso e um caloroso cumprimento?
. Os colaboradores estão sempre com uma aparência impecável?
. O colaborador sabe onde consultar normas e regulamentos da empresa quando preciso?
. O colaborador sabe atender todos os tipos de vendas no sistema?
. Sua empresa promove regularmente, treinamentos de conhecimento específicos e de gestão?
. Sua empresa costuma promover reuniões para discutir problemas de atendimento e reclamações?
. A equipe é bem estruturada e unida e se comporta como um time em todas as situações?
. Você como empresário e cliente, acha que sua empresa oferece um atendimento e serviços de qualidade?
. Sua empresa costuma receber mais de 10 reclamações e elogios por mês?
. Sua empresa faz pesquisas de satisfação dos clientes?
. Sua carteira de clientes tem crescido mais de 10% ao ano?
. Hoje, se você fosse um cliente surpresa, qual seria sua avaliação?
Tapete vermelho:
"O consumidor hoje tem muitas opções e está cada vez mais exigente, e para encantá-lo é preciso investir no treinamento da equipe."
Sugestão do site:
. Implantar o atendimento personalizado
. Implantar as posturas de atendimento
SUCESSO!
Fonte: www.treinamentofarmacia.com.br