29/08/2018 10:18:19

SORRIR É UM ÓTIMO COMEÇO

"O sorriso é o idioma do amor universal e é um elemento de aproximação entre as pessoas. Antes mesmo das palavras serem pronunciadas, o sorriso estabelece o elo para a comunicação começar, por que qualquer um entende o seu significado".

Mas eu disse que é um ótimo começo, mas sorrir só não basta.

Todo mundo já sabe, mas não custa repetir:

Em qualquer comércio, o "bom atendimento" é o único caminho para o sucesso e perenidade das empresas.

Todo mundo já sabe, mas quantos adotam e praticam o bom atendimento?

Você percebe quando é mal atendido e até reclama, mas como está o seu atendimento e o da sua empresa?

Para muitos, o bom atendimento é só ser educado e sorrir para o cliente, mas com certeza não é só isso. 

Um pouco do bom atendimento é:

. Cumprir o que prometer

. Resolver o problema

. Retornar a ligação

. Prestar serviços de qualidade

. Falar a verdade em qualquer situação

. Prestar informações precisas

. Valorizar o tempo do cliente

Mesmo tratando do lógico, muitos empresários ainda continuam cometendo o erro de manter e investir as melhores verbas para o departamento de Marketing, esquecendo de acompanhar as atitudes de seus colaboradores no dia a dia da empresa.

 É o ideal, uma empresa manter um departamento de Marketing e de Treinamento. Se não for possível, mantenha o departamento de Treinamento.

Se você manter só o departamento de Marketing, corre um sério risco de praticar o Marketing Negativo, onde a empresa tenta vender uma imagem de uma empresa perfeita, e quando os clientes convencidos pelo MKT da empresa, procura os serviços da empresa, se depara com um mau atendimento e pessoal despreparado.

Isso é o temível MKT Negativo.

Tenho como costume sempre fazer analogia com a nossa vida pessoal, para ilustrar e entender melhor o que quero dizer. 

Neste caso, a paquera pelo face ilustra bem, onde as pessoas trocam seus atributos físicos, tentando "vender" uma imagem que não possui (ele, moreno, alto, olhos verdes, corpo definido; ela, loira, olhos verdes, corpo escultural), e quando se encontram, existe uma decepção mútua.

Marketing Negativo é exatamente isso, quando você diz que é isso (bom) e na verdade é aquilo (ruim).

Não devemos esquecer que o principal investimento deve ser sempre na capacitação e treinamento e desenvolvimento das pessoas.

O que difere sua empresa de sua concorrente, não é os produtos e serviços que você vende, e sim como e quem o atende.

Esse é o MKT desejado, o sonho de consumo de todos os empresários.

Para garantir um atendimento de excelência, é preciso investir no ser humano, aprimorando e treinando suas posturas.

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Veja se sua empresa está preparada para atender bem:

. Logo ao chegar, o cliente encontra a fachada e o estacionamento limpo?

. Ao adentrar, o cliente encontra um ambiente claro, limpo e bem organizado?

. É atendido prontamente, com um belo sorriso e um caloroso cumprimento?

. Os colaboradores estão sempre com uma aparência impecável?

. O colaborador sabe onde consultar normas e regulamentos da empresa quando preciso?

. O colaborador sabe atender todos os tipos de vendas no sistema?

. Sua empresa promove regularmente, treinamentos de conhecimento específicos e de gestão?

. Sua empresa costuma promover reuniões para discutir problemas de atendimento e reclamações?

. A equipe é bem estruturada e unida e se comporta como um time em todas as situações?

. Você como empresário e cliente, acha que sua empresa oferece um atendimento e serviços de qualidade?

. Sua empresa costuma receber mais de 10 reclamações e elogios por mês?

. Sua empresa faz pesquisas de satisfação dos clientes?

. Sua carteira de clientes tem crescido mais de 10% ao ano?

. Hoje, se você fosse um cliente surpresa, qual seria sua avaliação?

Tapete vermelho:

"O consumidor hoje tem muitas opções e está cada vez mais exigente, e para encantá-lo é preciso investir no treinamento da equipe."

Sugestão do site:

. Implantar o atendimento personalizado

. Implantar as posturas de atendimento

SUCESSO!

Fonte: www.treinamentofarmacia.com.br

Data de Alteração: 18/07/2018 13:03:10
Data de Criação: 04/05/2018 21:26:55


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