Definir metas é uma etapa essencial para garantir o sucesso de qualquer empreendimento. Entretanto, muitos empresários ainda possuem dúvidas sobre como aplicá-las na prática. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre a meta SMART.
Além de ser fácil de seguir, esse método permite que a sua farmácia alcance os objetivos de forma clara. Quer descobrir como? Então acompanhe abaixo tudo sobre a meta SMART!
Você deve estar se fazendo essa pergunta e relacionando a palavra SMART ao seu significado em português (inteligente), não é mesmo? Pois é, embora realmente seja inteligente, essa metodologia carrega esse nome por conta das iniciais de 5 palavras em inglês. São elas:
S = Specific (Específico)
M = Measurable (Mensurável)
A = Attainable (Atingível)
R = Relevant (Relevante)
T = Timely (Oportuna)
Aplicando a meta SMART na prática!
Explicar apenas o significado de cada letra, não mostra como a meta SMART funciona. Por isso, chegou a hora de ver como ela pode ser aplicada na prática:
Muitos empresários definem metas muito amplas, como “Minha farmácia deve ser a melhor do mercado“. Na verdade, metas específicas são entendidas muito mais facilmente por todos da sua equipe.
Por exemplo, o que você acha de substituir o exemplo anterior por “Minha farmácia deve ser a melhor opção de preço baixo e atendimento de qualidade para os moradores da região“? Bem melhor, fala a verdade?
Isso acontece porque os objetivos da loja foram resumidos de forma clara.
As metas mensuráveis são aquelas que você consegue comparar. Dessa forma, é possível saber em quanto tempo ela será alcançada e se o resultado foi o que se esperava.
Por isso, contar com um sistema dentro da sua farmácia facilita muito na hora de extrair a quantidade de vendas de produtos e o faturamento que a loja teve durante o ano.
Nenhum empresário cria metas para não serem atingidas, não é mesmo? Entretanto, é importante que os objetivos sejam palpáveis.
Assim, é preciso avaliar a seguinte pergunta: É possível atingir a meta?
Para respondê-la, avalie o histórico da loja e ouça a opinião dos colaboradores. Quanto mais transparente você for, menor serão as chances de se frustrar.
Uma meta relevante chama a atenção e entusiasma a equipe. Dessa forma, trace um objetivo que seja desafiador e que estimule os funcionários a darem o melhor de si.
Quando percebemos a importância de algo, damos 101% de nós para conquistar. Lembre-se disso!
Por fim, mas não menos importante, temos o fator tempo. Essa gestão é essencial e deixá-la de lado ao traçar uma estratégia pode ser o maior erro de um empresário.
Portanto, não deixe de avaliar com cuidado quanto tempo levará para a meta ser atingida. Traçar metas oportunas permite que você otimize detalhes no atendimento, gestão de estoque, entre outros.
Você já sabe o que significa meta SMART e como aplicar na sua farmácia. Porém, a pergunta que fica é:
Em que situação posso usá-la?
Antes de tudo, tenha em mente qual o objetivo principal. Ele pode ser o aumento de vendas, a redução de custos, melhorar a gestão de estoque ou até mesmo o crescimento da drogaria.
Tudo depende de um propósito bem definido.
Delegar tarefas faz parte de uma boa liderança e é algo que não deve ser deixado de lado. Inclusive, isso mostra para sua equipe a confiança que você deposita em cada um.
A forma como isso é feito, também diz muito sobre os resultados que a sua farmácia terá no longo prazo. Por isso, converse com seus colaboradores e deixe claro a importância de cada um para conquistar as metas estabelecidas.
Além de criar um laço com a equipe, delegar tarefas permite que você tenha tempo para analisar o mercado, estudar a concorrência e planejar novas maneiras de melhorar os resultados do seu negócio.
Equipe engajada traz resultados!
Da mesma forma que aplicar a meta SMART é essencial para uma farmácia de sucesso, também é igualmente importante manter a sua equipe engajada.
Esse engajamento vai muito além de motivar os colaboradores. É entender que há um objetivo em comum, as formas de chegar até ele e porquê é fundamental atingi-lo.
Por fim, quando um profissional entende que pertence a um grande sistema e é uma peça fundamental dele, então finalmente é possível criar o sentimento de coletividade!