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PRECIFICAÇÃO de produtos na farmácia
Conceito geral
- Precificação estratégica = preços competitivos sem perder lucratividade.
- Precificação amadora = preços sem análise, sem inteligência de negócio.
Imagem de preço
- É a percepção que o consumidor tem sobre o nível de preços da farmácia.
- O cliente avalia se a drogaria é “barateira” com base em produtos-chave, geralmente os que compra com frequência.
- Pesquisas IFEPEC indicam:
- 2016: 81% não pesquisavam preço de todos os produtos.
- 2019: 88% não pesquisavam.
- Eles confiam na farmácia a partir dos produtos de consumo recorrente.
Classificação dos produtos
Geradores de Tráfego
- Produtos comprados com alta frequência.
- Preços devem ser mais competitivos.
- Margem menor, mas atraem clientes.
- Formam a imagem de preço da farmácia.
Geradores de Renda
- Produtos de compra eventual.
- Podem ter margem maior.
- Consumidores aceitam preços mais altos pois impacto no orçamento é baixo.
Fator determinante para escolha da farmácia
- Apesar da crença de que atendimento é o principal fator, preço ainda é o que mais pesa na escolha do consumidor (segundo IFEPEC, 2010 e 2016).
Desafio estrutural
- Farmácias possuem 5.000 a 15.000 produtos.
- Dificuldade de classificar todos manualmente entre tráfego e renda.
Solução proposta
- Uso do PEC (Programa de Estratégias Competitivas).
- Ferramenta automatiza o gerenciamento de preços.
- Classifica produtos automaticamente em 20 subcategorias baseadas no código de barras.
- Organiza medicamentos propagados, genéricos e similares.
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