27/04/2024 18:14:27

Como PARAR a menstruação!

Quer saber como parar a menstruação? Conheça 6 formas

Antes de mais nada, é interessante esclarecer uma coisa:

Não há como parar a menstruação, apenas atrasá-la, caso ela ainda não tenha descido.

Para isso, existem seis formas que podem te ajudar.

Dentre elas estão métodos contraceptivos, como o DIU hormonal e a pílula anticoncepcional, e também o primosiston, medicamento contra a hemorragia uterina.

Receitas caseiras como água com sal ou vinagre, ou o uso de medicamentos como a pílula do dia seguinte e o ibuprofeno, devem ser evitados. Isso porque, além de não haver comprovação científica de que eles funcionam para parar a menstruação, eles podem desregular o ciclo menstrual e causar alterações hormonais.

Caso necessite postergar o fluxo ou até mesmos suspendê-lo em definitivo, acione um profissional da saúde, de preferência, o médico especializado em ginecologia.

Não existe como parar a menstruação, mas você pode atrasá-la!

Uma vez que o sangue retido no útero desce, não há como parar o fluxo. Mas se, por algum motivo, você precisa atrasar seu ciclo menstrual, existem algumas formas e, agora, vamos detalhá-las.

Primosiston

Com orientação médica, você pode utilizar o primosiston para esse fim. Originalmente, ele é um medicamento indicado para o tratamento de hemorragias uterinas graves.

Após seu uso, é normal que ocorra um sangramento, que não é o fluxo comum, apenas uma espécie de limpeza no útero. O mênstruo ocorrerá de dois a três dias depois do que o usual.

Pílula anticoncepcional

Modificar a maneira de tomar a pílula anticoncepcional serve para “emendar” um ciclo menstrual no outro sem a necessidade de menstruar. Basta iniciar uma cartela do medicamento logo ao terminar outra, sem fazer a pausa indicada.

Assim, você conseguirá adiar a menstruação para o próximo mês.

Mas, cuidado: existem alguns anticoncepcionais que contam com pílulas falsas, de placebo. Elas servem para que a paciente não perca o costume de tomar o remédio na hora certa, ao mesmo tempo em que suspende o seu consumo pelo período indicado.

Então, caso esse seja o seu anticoncepcional, a estratégia descrita não irá funcionar.

Anticoncepcional contínuo

Caso você queira adiar o fluxo de maneira mais longa, pode utilizar os anticoncepcionais de uso contínuo. Com eles, você poderá evitar a menstruação por meses, devido aos altos níveis de hormônios presentes no medicamento.

Vale o destaque aqui que, principalmente nos três primeiros meses, podem ocorrer alguns escapes.

DIU hormonal

O DIU Hormonal ou DIU Mirena é outra hipótese para as mulheres que desejam ficar um longo período sem menstruar. Durante seu uso, o fluxo será drasticamente reduzido, podendo inclusive cessar.

Injeção

Os hormônios são a chave para evitar a menstruação. Com os anticoncepcionais injetáveis, não é diferente. Assim como o DIU, esse método diminui o fluxo enquanto é utilizado, podendo assim também parar a menstruação.

Implante

Os implantes agem como os demais métodos anticoncepcionais: concede uma grande carga hormonal, o que altera o ciclo. Nesse caso, o implante vai liberando os hormônios por até três anos, reduzindo ou parando o fluxo por esse período.

Posso parar a menstruação

A segurança de reduzir o total de menstruações em um ano ainda não é conhecida. Existem alguns estudos nesse sentido, mas seus resultados não são conclusivos.

Exatamente por esse desconhecimento, e também pela função da menstruação, que é eliminar células endometriais, o ideal é manter o ciclo natural.

Quem pode pular

O ginecologista pode achar que é melhor evitar menstruar em casos como

  • Anemia
  • Endometriose
  • Miomas

Quem não deve pular

Adolescentes menores de 15 anos não devem parar a menstruação. Isso porque, nessa fase da vida, é muito importante analisar sinais como o intervalo entre os ciclos, além dos sintomas tradicionais do ciclo menstrual, para saber se está tudo certo com a saúde da garota.

Tem como parar de menstruar para sempre?

Sim, mas é um procedimento bem invasivo. A histerectomia é a retirada do útero. Outra opção é retirar apenas a parte interna do órgão, a ablação do endométrio.

Ambos os casos são definitivos. Então converse com seu ginecologista antes de optar por qualquer um deles.


Fonte: panoramafarmaceutico.com.br


GOSTOU? SABIA? COMPARTILHE!


"O que a VONTADE faz com a gente, o VENTO faz com a areia:

Quanto mais FORTE, mais LONGE leva!"

PENSE NISSO !!!
162 visualizações

LEIA TAMBÉM: